Fique por dentro das principais notícias

aqui no site da Rádio Interativa

Detectados possíveis novos sintomas do novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde lista os sintomas mais comuns da Covid-19, como febre, cansaço e tosse seca. Outros órgãos, como o CDC, incluem faringite, mialgia, cefaleia, “arrepios” (calafrios ou a famosa “febre interna”) e perda do paladar e/ou olfato (anosmia).

Mas também existem outros sintomas mais incomuns que foram detectados em diversos pacientes de diferentes nacionalidades nas últimas semanas. Confira!

Lesões nos pés

Pacientes em vários países relataram erupções nos dedos dos pés, parecendo frieiras. A condição foi apelidada de “Covid toe”. As erupções cutâneas podem assumir a forma de lesões vermelhas ou roxas e, apesar do nome, podem ser encontradas na lateral ou na região plantar, ou mesmo nas mãos e dedos.
O Conselho Geral de Colégios Oficiais de Podólogos da Espanha publicou em seu site que foram detectadas erupções nos pés de crianças, jovens e adultos diagnosticados com a doença.
A entidade explicou que numerosos casos estão sendo observados em diferentes países do continente europeu, como Itália, França e Espanha, onde pacientes da Covid-19 apresentaram lesões violáceas nos dedos dos pés.
European Journal of Pediatric Dermatology também relatou que uma epidemia de “Covid toe” está acontecendo na Itália.

Conjuntivite

Em um comunicado, a Academia Americana de Oftalmologia alertou que a conjuntivite pode ter passado despercebida em casos de contágio da Covid-19.
“Em regiões com alta prevalência da doença, praticamente qualquer paciente atendido por um oftalmologista pode estar infectado com a doença, independentemente de fatores de risco ou indicação para a visita”, diz a entidade.
Em um estudo publicado no Journal of Virology foram analisadas 30 indivíduos com Covid-19. A conclusão foi que apenas um apresentou quadro de conjuntivite. No entanto, as outras 29 apresentaram secreções oculares com o novo coronavírus. Em outra pesquisa, com mais de mil pessoas, também mostrou casos de conjuntivite em pacientes com Covid-19.
No Reino Unido, o Royal College of Ophthalmologists e o College of Optometrists afirmam que qualquer infecção do trato respiratório superior pode resultar em conjuntivite viral como uma complicação secundária, e também é o caso da Covid-19. No entanto, é improvável que uma pessoa apresente conjuntivite viral secundária ao Covid-19 sem outros sintomas de febre ou tosse contínua, pois a conjuntivite parece ser uma característica tardia onde ocorreu.

Livedo ou necrose

Um estudo espanhol publicado no British Journal of Dermatology descobriu que 6% dos 375 casos do novo coronavírus examinados envolviam livedo ou necrose em extremidades! A pele pode ficar manchada e apresentar áreas irregulares violáceas ou vermelhas, que podem aparecer em um padrão reticular.
No estudo, foi geralmente encontrado em pacientes idosos com casos mais graves de Covid-19. No entanto, isso não foi consistente em todos os aspectos e necrose também foi encontrada em algumas pessoas com a enfermidade que não precisavam de hospitalização.

CDC atualiza lista de sintomas de coronavírus

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos adicionaram seis novos possíveis sintomas do novo coronavírus, que podem aparecer entre dois e 14 dias após a exposição ao vírus:
  • Febre;
  • Tosse;
  • Dispneia;
  • Calafrios;
  • Agitação repetida com calafrios (shivering);
  • Mialgia;
  • Cefaleia;
  • Dor de garganta;
  • Nova perda de paladar ou olfato (anosmia).
Anteriormente, havia observado apenas febre, tosse e falta de ar como possíveis sintomas da doença.

Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Autora:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages